domingo, julho 09, 2006

sentenças latinas e gregas #1

sentenças latinas e gregas #1

caros bloguistas ou 'anhadores' ou 'anhantes' em geral,
de maneira a alcançar a perfeição um dia destes, dou por mim a procurar constantemente e automaticamente novas formas de enriquecer o cerebelo.
desta feita, aqui entre nós, vou propor que os nossos belos cerebelos se deixem encher regularmente não só de sol mas também de sabedoria, indispensável no nosso quotidiano, através de umas quantas sentenças cuidadas e descobertas num livro que pode mudar algumas vidas.
cuidado.
este livro, cujo conteúdo me deixa à beira da titubeação, não é mais que um Dicionário de Sentenças Latinas e Gregas desse gigante intelectual Renzo Tosi.
agora que já todos sabemos de onde vem o termo 'cagar sentenças' vou-vos deixar a primeira que me parece adequada à época.
espero que gostem.



sentença 1428 - pág. 651 - capítulo 'a mulher, o amor, o casamento'

Post coitum omne animal triste
(Depois do coito todo o ser animado fica triste)

e diz o autor:

"Esse adágio, muito conhecido, costuma ser atribuído a Aristóteles, mas na sua verdadeira origem, ao que me consta, é desconhecida: em 'De generatione animalum' (725 b) fala-se somente do cansaço que habitualmente os homens sentem depois da ejaculação. Conceito semelhante encontra-se num poema do Pseudo-Petrônio (4, 101, 1 s. Baehrens). Entre as referências literárias modernas, lembro uma contida em Diavolo de Papini, que afirma que isso lhe lembra a figura da Noite nos túmulos dos Medici feitos por Michelangelo."


e pronto. um dia destes há mais!
uma beijoca para o pessoal de sangalhos.

1 Comments:

Blogger Unknown said...

Ainda bem que essas coisas já vêm de trás... pensava que era um caso isolado!

9/7/06 09:15  

Enviar um comentário



Os nossos visitantes


Visitor Map